Comissão Técnica da FAEP discute cenário atual da safra de grãos

O presidente da Comissão Técnica de Grãos, Ivo Arnt, coordena a reunião na sede do Sindicato Rural de Guarapuava

Produtores rurais, representantes de Sindicatos Rurais do Paraná, participaram na manhã desta quarta-feira (15), da reunião da Comissão Técnica de Grãos, Financiamento e Seguro Rural da FAEP, no auditório do Sindicato Rural de Guarapuava. O grupo discutiu a situação do plantio da safra de verão, contratação de crédito e de seguro rural, acesso à renegociação de dívidas, entre outros.

Formada por 35 membros indicados pelos Sindicatos Rurais, a comissão realiza reuniões a cada dois meses e tem subsidiado a FAEP com informações sobre os problemas, dificuldades e fatores que afetam as condições de produtividade e a renda agrícola. A FAEP utiliza essas informações como diretrizes da defesa política e econômica dos produtores rurais. “Cada representante apresenta um levantamento de dados da região sobre plantio, colheita, acesso a crédito, endividamento, contratação de seguros, incluindo perspectivas e sugestões para encaminhamento das ações”, explicou o superintendente-técnico e sindical da FAEP, Luiz Antonio Digiovani.

O presidente da Comissão Técnica de Grãos, Ivo Arnt, comentou o que foi constatado na reunião. “Houve redução na área plantada de milho, devido ao alto custo de produção. Verificou-se ainda o início do plantio de soja no Estado e atraso no plantio de feijão, devido às condições climáticas.

Com relação à situação financeira, houve retração na liberação dos créditos para custeio, vinculadas ao pagamento dos investimentos. Já as perspectivas das colheitas das culturas de inverno são positivas, mas discute-se muito a liquidez na comercialização e preço, devido à crise financeira deflagrada nos últimos dias, causando incerteza na indústria moageira”, observou.

Segundo o economista e assessor da Comissão, Pedro Loyola, um estudo da FAEP mostra que devido ao aumento do custo de produção, o produtor não está tendo uma margem para fazer novos investimentos. “Portanto, este é um momento de cautela. O ideal é não fazer novas dívidas, principalmente de investimento (compra de maquinários).

O produtor deve esperar a poeira da crise baixar”, aconselhou.

De acordo com os representantes da FAEP, a entidade está trabalhando com várias medidas para agilizar a liberação de recursos de crédito para plantio da safra de verão e apoio à comercialização de trigo, visando garantir tranqüilidade ao produtor na época de colheita.

A reunião também contou com a participação do analista gráfico Antônio Domiciano, que falou sobre “Análises Gráficas – Uma ferramenta para os produtores” e da equipe Analissolo, que abordou o “Programa Equilíbrio do Solo”.

De acordo com o representante do Sindicato Rural de Guarapuava na Comissão Técnica de Grãos, Anton Gora, desta vez a reunião foi realizada no interior a pedido dos membros da Comissão Técnica e pela importância desta região como produtora de grãos. “Além disso, a data foi escolhida para que os participantes pudessem prestigiar o Winter Show, da Cooperativa Agrária”, contou. 

Boletim Informativo nº 1027, semana de 20 a 26 de outubro de 2008
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná
  • voltar