O Manejo Integrado de Pragas (MIP) visa uma agropecuária ambiental, social e financeiramente sustentável. Essa foi uma das informações repassadas pelos pesquisadores da Embrapa Soja, em Londrina, aos participantes do Programa Jovem Agricultor Aprendiz (JAA) de Assaí, na visita realizada à instituição no dia 25 de setembro. As explicações teóricas foram complementadas com passagem pelos laboratórios de pesquisa.
O instrutor André Albanese, que presta serviços ao SENAR-PR, aproveitou o II Tecnoshow para dar continuidade aos trabalhos sobre o tema. “Os jovens assistiram a várias palestras técnicas sobre MIP para diversos tipos de culturas, tanto no aspecto técnico, financeiro, gestão e planejamento, mercadológico e ambiental”, comentou.
Finalmente, na sede do Iapar, em Londrina, os jovens conheceram técnicas de manejo sustentável em café, além do uso de variedades produtivas e, ao mesmo tempo, mais tolerantes a pragas e doenças, desenvolvidas pelos pesquisadores da instituição. “Visitamos as áreas experimentais da entidade onde essas novas variedades vem sendo desenvolvidas”, complementou Albanese.