Destaque em edições recentes dos concursos nacionais de qualidade, o café produzido no Norte Pioneiro do Paraná vai estar novamente em evidência: em novembro acontece em Jacarezinho a primeira edição da Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro - Ficafe.
"Queremos agregar valor ao café especial da região, por isso estamos promovendo um evento de negócios, em nível internacional, com foco na comercialização", disse Paulo José Buso Júnior, presidente da Comissão Técnica de Café da FAEP e membro da Acenpp (Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná).
A feira será uma oportunidade ímpar de encontro entre produtores e compradores de cafés finos, através de rodadas de negócios. Amostras dos melhores cafés, selecionadas nos concursos municipais de qualidade da região, serão expostas e disponibilizadas à apreciação dos compradores em salas de degustação individualizadas.
Haverá ainda palestras técnicas, exposição de máquinas e equipamentos para a condução da lavoura cafeeira, colheita e processamento do café, limpeza, secagem e beneficiamento; torra, moagem e embalagem; cafeteiras e insumos para a cafeicultura. São esperados aproximadamente 1.000 produtores de café da região, de um total de 7.500, e compradores do Brasil e do exterior.
Durante a Feira, será lançada a Marca Territorial dos cafés da região e a logomarca da ACENPP.
A região do Norte Pioneiro está totalmente inserida no zoneamento agrícola como área propícia à cafeicultura. Tem condições ideais de temperatura média anual para a produção de cafés finos (19 a 22º C), resultado da combinação da altitude (acima de 500 m) e latitude (23 º S), proporcionando excelente caracterização da sua bebida.
Outras informações no site www.ficafe.com.br.