Uma viagem rápida pela evolução da apicultura na história da civilização. É desta maneira que os visitantes da Avenida do Mel, evento realizado de 25 a 29 de setembro em espaço anexo ao Mercado Municipal de Curitiba, foram convidados a iniciar seu passeio. "O evento prepara o consumidor do futuro. Mostra para quem passa por aqui que a abelha não produz só mel. Mostra a importância que ela tem no contexto da ecologia e meio ambiente. Faz parar e perceber que a natureza é sábia e que nós temos que conservar isso", disse Hermes Palumbo, vice-presidente da Associação Paranaense de Apicultores (APA).
Além dos aspectos históricos, visitantes puderam observar o trabalho das abelhas nas colméias, quais as tecnologias empregadas na produção hoje, como são feitas as análises de pureza do mel, que subprodutos estão à disposição no mercado, com direito à degustação de mel, própolis, geléias e outros derivados. Técnicos e produtores da cadeia do mel, além de estagiários da Universidade Federal do Paraná (UFPR) interagiram com o público fornecendo maiores informações e sanando dúvidas. O evento foi uma ação da Secretaria de Abastecimento de Curitiba (Smab) em parceria com o Sistema FAEP/SENAR-PR e a Associação Paranaense de Apicultores (APA). "O evento é uma união de esforços entre os parceiros para que a cadeia esteja mais organizada e seja fortalecida no mercado", disse Elizeu Alves Maciel Gerente de Projetos e Eventos da Smab.
Entre os 20 mil visitantes esperados, 1400 estudantes passaram pelo local. Julia Hatje,aluna da 6 ª série, ficou surpresa em saber que existem tantas espécies de abelhas. "Sabia que existiam algumas, mas não tantas. E também de saber que o que elas comem influencia na qualidade do mel que elas produzem". Já Vitor José Alvarenga, também aluno da 6ª série, se encantou com a organização da colméia. "Experimentei mel de mandaçaia e achei interessante, mas o que mais gostei foi poder ver as abelhas trabalhando dentro da colméia".
Oportunidade - Para Roswitha Krawich, proprietária de uma das empresas que expuseram seus produtos na Avenida do Mel, o evento foi uma boa oportunidade de crescimento para toda a cadeia. "Os subprodutos provocam o crescimento de toda a cadeia. E há muito a crescer, muita pesquisa a ser feita". Sebastião Ramos Gonzaga, presidente da APA concorda que há muito a conquistar na apicultura desde melhorias no manejo, nas condições genéticas, nas boas práticas e na especialização dos apicultores em determinadas atividades dentro da cadeia. Mas Gonzaga chama atenção para uma melhor distribuição do produto dentro do território nacional por meio de ações de estímulo ao consumo. "A média de consumo brasileira é de 260 gramas ao ano por habitante, enquanto em países como na Alemanha e Inglaterra chega a dois quilos por ano. Nos Estados Unidos e Japão fica em torno de um quilo e meio", afirmou.