SENAR-PR tem novo formato de
curso e novos instrutores em campo


Prática de avaliação de bezerras

O SENAR-PR inicia o mês de outubro com duas novidades na área de bovinocultura de leite. Entre os dias 15 e 19 de setembro, 14 candidatos a instrutores de cursos passaram por processo de formação realizado no Centro de Treinamento para pecuaristas (CTP) em Castro. Isso significa que, em breve, sindicatos rurais terão maiores possibilidades de atender a demanda crescente por cursos. Além disso, entre os dias 20 e 24 de outubro, estará à disposição de trabalhadores e produtores rurais de todo o estado, um novo formato de curso com cinco dias de duração e realização prevista no CTP. 


Prática de avaliação de pastagens

De acordo com o veterinário Alexandre Lobo Blanco, técnico do SENAR-PR, os cinco dias de formação de instrutores foram fundamentais para que se pudesse avaliar o que a estrutura do CTP tem a oferecer aos participantes do curso. "O diferencial de lá é que eles contam com dois perfis de propriedade funcionando dentro do Centro. Uma Pequena unidade de produção, com instalações simples e funcionais, administrada por um funcionário, e uma grande leiteria, com cerca de 200 vacas em lactação e sistema eficiente de ordenha. É muito interessante que os participantes tenham a oportunidade de vivenciar o cotidiano dessas duas situações", explicou.


Montagem de cerca elétrica

A avaliação é foi fruto da observação de técnicos do SENAR-PR e dos próprios candidatos a instrutores. Rafael Carlin, de Chopinzinho, é produtor rural, veterinário e mais recentemente decidiu prestar serviços como instrutor do SENAR-PR. 

Após participar da formação, Rafael destacou aspectos didáticos que o surpreenderam tanto como produtor quanto como instrutor. "É o alicerce que você precisa para ir bem na atividade leiteira. Como produtor, nunca tinha ido a um curso que tinha  visto tudo, desde o bê-a-bá. Como instrutor, esse contato foi fundamental, já que não se pode ensinar se não souber fazer".


Avaliação de silagem

O curso é dividido em cinco grandes capítulos: criação e manejo de gado leiteiro, ordenha e qualidade do leite, alimentação, pastagens e instalações. "No decorrer do curso, os participantes são divididos em equipes e incentivados a assumir algumas tarefas dentro das estruturas disponíveis no CTP. E o resultado é muito interessante", observou Lobo Blanco.

O curso está aberto a produtores e trabalhadores rurais de todo o estado. As inscrições podem ser feitas por intermédio do escritório regional do SENAR-PR em Ponta Grossa, com Débora, pelo telefone (42) 3225.8915 ou via e-mail, no endereço: debora@senarpr.org.br. 

Boletim Informativo nº 1024, semana de 29 de setembro a 5 de outubro de 2008
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná
  • voltar