Apicultura

Avenida do Mel será atração no
Mercado Municipal de Curitiba

Um dos alimentos mais nutritivos e saudáveis, cuja produção é aliada do meio ambiente, terá sua própria avenida em Curitiba. De 25 a 29 de setembro, no Mercado Municipal, a Avenida do Mel vai mostrar para adultos, crianças e turistas como há milhares de anos funciona esta sociedade entre homens e abelhas – com direito a degustação e venda de produtos.

A Avenida do Mel proporcionará ao visitante uma viagem histórica, demonstrando o modo de produzir mel na antigüidade e sua evolução até as modernas tecnologias de hoje. Será também um passeio lúdico, em que estarão pelo caminho as próprias abelhas – devidamente retidas em cubos de vidro – e seus predadores naturais (tatu, irara, pica-pau e andorinha, empalhados pelo Museu de História Natural do Capão da Imbuia, e um urso de madeira).

Técnicos e produtores da cadeia do mel, além de estagiários da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vão interagir com o público prestando informações sobre a apicultura, que no Paraná tem 250 mil colméias mantidas por 25 mil produtores, gerando 80 mil empregos diretos e indiretos. Serão apresentados ainda aspectos importantes que devem ser observados na aquisição do mel, suas variedades e aspectos nutritivos. Haverá venda e degustação de mel, própolis, geléias e outros derivados.

A estimativa é de que a primeira Avenida do Mel atraia 20 mil visitantes, dentre eles, 1400 alunos das redes municipal e particular de ensino de Curitiba e região. É uma ação da Secretaria de Abastecimento de Curitiba em parceria com o Sistema FAEP/SENAR e a Associação Paranaense de Apicultores.

Informações: Eliseu Alves Maciel, da Secretaria de Abastecimento. Telefones 3350-3837 e 9904-4841.

       

Boletim Informativo nº 1022, semana de 15 a 21 de setembro de 2008
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná
  • voltar