Curso de Doma prepara a lida com eqüinos em Bandeirantes

Curso de Doma Racional: entendimento, cooperação, confiança e respeito mútuo entre homem e animal

O Sindicato Rural de Bandeirantes e Santa Amélia, em parceria com SENAR/PR e FAEP, realizou de 19 a 29 de agosto de curso sobre Doma Racional. O desenvolvimento e o encerramento do curso foram realizados na Cabanha Sal no Cocho.

O curso teve a participação de dez pessoas, no total de 80 horas e foi ministrado pelos instrutores Jaime Bardi e Devanir Caldato, ambos prestam serviços ao SENAR/PR. De acordo com Bardi, objetivo da Doma Racional é de preparar o homem para que realize o treinamento junto ao cavalo. “Ou seja, não basta montar bem no animal, é preciso conhecer e saber cuidar dele”, explica Bardi.
No conteúdo programático do curso cada participante levou um animal xucro (sem doma ou selvagem) e desenvolveu a aproximação entre o homem e o cavalo. 

A doma racional é um processo de domesticação em que se busca desenvolver o entendimento e a cooperação entre cavalo e domador, baseada sempre na confiança e no respeito mútuo. “Após esta primeira parte, o participante seguiu para a montaria sobre o animal onde passou a dominar sobre os passos, trotes, paradas, recuo e viradas para os lados. Além do trabalho de doma, os participantes também aprenderam como agir com o toalete do cavalo, desde o banho, a escova e o casqueamento, e ainda o manejo na alimentação, as doenças e vacinas”, esclarece.

Para o mês de outubro está programada a seqüência do curso, especificamente sobre rédeas, um aperfeiçoamento para lidar com o animal.         

Boletim Informativo nº 1022, semana de 15 a 21 de setembro de 2008
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná
  • voltar