Técnicos das administrações regionais do SENAR de Mato Grosso do Sul, Alagoas, Goiás, Minas Gerais e Administração Central estiveram no Paraná dias 26 e 27 de agosto para conhecer o trabalho de Formação Profissional Rural desenvolvido pela instituição em cana-de-açúcar. “Eles estão iniciando os trabalhos nesta área e querem entender o que o SENAR-PR está fazendo e como está fazendo”, explicou Élcio Chagas da Silva, gerente-técnico do SENAR-PR que acompanhou o grupo nos dois dias de visita.
O roteiro incluiu visitas a usinas, passagens por cursos e entrevistas com trabalhadores que participaram dos treinamentos. “Eles querem conhecer experiências, resultados e entender como funciona a dinâmica dos cursos, quais os períodos mais propícios para a realização desses treinamentos durante o anos e, enfim, como é feito o contato com as usinas”, acrescentou Chagas.
Os visitantes também trouxeram experiências interessantes sobre o atendimento ao setor sucroalcooleiro em seus estados. “Essa visita foi fundamental para acompanhar o trabalho do SENAR-PR no setor sucroalcooleiro. “Temos representantes de vários estados e cada um está em um estágio de atendimento. Em Minas, estamos com mais de 15 mil cortadores de cana treinados e um curso que tem dado muito certo é o de artesanato com bagaço de cana. Por isso, a importância dessa troca de experiências”, disse Adriano Alves Fernandes, coordenador do programa Cana Limpa do SENAR-MG.
“Este é um setor que está crescendo bastante no
Brasil e o SENAR não pode ficar fora disso”, observou Vitor Rodrigues
Ferreira, do Departamento de Educação Profissional Da Administração
Central do SENAR. A troca de experiências é fundamental para que o as
regionais encurtem etapas, tanto em termos de treinamentos quanto em
termos de capacitação de instrutores.