O Sindicato Rural de Imbituva, em parceria com a FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná, promoveu no último dia 27 no seu auditório, uma palestra aos produtores rurais do município sobre o Decreto Federal nº 6.514 publicado em 23 de julho, que veio inovar e em alguns artigos penalizar de modo acentuado o setor produtivo agropecuário. Dentre muitas medidas ditadas pelo decreto, as que causaram maior espanto no setor produtivo foram: o curto prazo para a averbação da Reserva Legal na propriedade (180 dias), o valor astronômico das multas que se levadas à cabo podem levar ao confisco da propriedade e a possibilidade de apreensão de animais.
É bom lembrar que o documento é composto de 154 artigos, um decreto longo portanto, com a grande maioria destes, inovando ou agravando o que já existia em matéria de legislação ambiental.
A pronta reação do setor produtivo agropecuário representado pelos seus Sindicatos e Federações fez o Governo Federal ver o exagero de tal normativa ambiental, em função disto o Ministro do Meio Ambiente Carlos Minc, se propôs a receber um documento com as reivindicações do setor. Esse, que já foi entregue e está sob análise do Governo Federal. “Mas por ora o Decreto está valendo em sua totalidade”, disse Odair Sanches, Assistente Técnico em Meio Ambiente da FAEP, que proferiu a palestra onde foi falado também sobre o Sisleg e Georreferenciamento.