Medida Provisória 432 vai à sanção 

O Senado Federal aprovou em 27 de agosto a Medida Provisória (MP) 432, que autoriza a renegociação das dívidas do setor agropecuário. Agora o Presidente da República tem até 11 de setembro para sancionar a matéria.

Para as operações de Securitização, Pesa, Funcafé Dação, Recoop e Dívida Ativa da União, a FAEP fará novo material orientativo, após a sanção da MP 432. No site da FAEP (www.faep.com.br), no quadro de Destaques, abaixo das notícias, foi reservado o ícone "DÍVIDAS RURAIS - Saiba tudo sobre as renegociações". Nesse espaço o produtor encontra material orientativo, íntegra da MP 432 e das resoluções do Conselho Monetário Nacional (CMN) e os modelos de pedidos de renegociação de dívidas.

Segue abaixo modelos de pedido de renegociação e para aderir à substituição de taxa de juros, que deverá ser encaminhada aos agentes financeiros. Fazer duas cópias e guardar uma com o recebido do agente financeiro. Agentes financeiros como o Banco do Brasil e Banco CNH Capital possuem modelo próprio. 

Modelo 1 | Investimento - pedido de renegociação


 Banco CNH encaminha
 nova carta aos produtores

As normativas da renegociação de dívidas de investimento da parcela de 2008, concedem a redução de juros nas operações de Moderfrota e Finame Agrícola Especial com taxa de juros superior a 9,5%. Porém, o produtor deve formalizar o pedido de redução nos agentes financeiros até o dia 30 de setembro.

O Banco CNH está enviando uma carta solicitando a assinatura dos produtores para a redução de juros. Além disso, haverá possibilidade dos produtores renegociarem suas dívidas, mas o banco só poderá repactuar 10% da carteira no Paraná e 60% da carteira nos 94  municípios paranaenses que decretaram situação de emergência em 2004 e 2005 em decorrência da estiagem.

Os produtores também podem procurar as concessionárias do CNH para formalizar o pedido de redução de juros e a renegociação de dívidas.   


 FAEP participa de reunião
 com o Banco CNH Capital

Após a edição da MP 432, que dá condições aos produtores rurais de renegociarem as dívidas rurais, o Banco CNH enviou carta solicitando aos produtores rurais que assinassem um documento que daria direito à redução dos juros. Porém, ao mesmo tempo o documento impossibilitava a renegociação da dívida ou até mesmo da prorrogação do prazo de pagamento para 1. de outubro, conforme previsto nas resoluções autorizativas do Conselho Monetário Nacional – CMN, que regulamentaram a MP 432.

Em outra carta enviada anteriormente, o Banco CNH informava aos produtores que não faria a renegociação de dívidas e que não passaria o prazo de pagamento das parcelas de investimento para 1. de outubro.

Diante da reclamação dos produtores, a FAEP encaminhou ofício ao Banco CNH solicitando a emissão de nova carta aos produtores rurais, na qual pudessem aderir à redução de juros sem abrir mão do pedido de renegociação de dívidas e do prazo de pagamento em 1. de outubro.

Em reunião no final de agosto, o Banco CNH informou à FAEP que encaminharia nova carta aos produtores rurais no começo de setembro, atendendo a solicitação da federação, e explicou os procedimentos de cobrança e renegociação de dívidas das parcelas de investimento. O banco CNH fará uma análise caso a caso dos produtores que solicitarem a renegociação, mas ressaltou que somente os casos de extrema dificuldade financeira comprovada poderão acessar a repactuação. Os produtores devem procurar o quanto antes as concessionárias do Banco CNH para formalizar os pedidos de redução de juros e renegociação. 

Lista dos municípios que tiveram situação de emergência em decorrência
da estiagem em 2004 ou 2005 reconhecidos pelo governo federal

Altônia
Ampére
Ariranha do Ivaí
Barracão
Bela Vista da Caroba
Bituruna
Boa Esperança do Iguaçu
Boa Ventura de São Roque
Boa Vista da Aparecida
Bom Jesus do Sul
Bom Sucesso do Sul
Cafeara
Cândido de Abreu
Candói
Cantagalo
Capanema
Capitão Leônidas Marques
Centenário do Sul
Chopinzinho
Clevelândia
Coronel Domingos Soares
Coronel Vivida
Cruz Machado
Cruzeiro do Iguaçú
Cruzeiro do Sul
Dois Vizinhos
Enéas Marques
Engenheiro Beltrão
Flor da Serra do Sul
Foz do Jordão
Francisco Beltrão
General Carneiro
Goioxim
Guaíra
Honório Serpa
Itapejara D'Oeste
Jaguapitã
Laranjal
Lindoeste
Lobato
Manfrinópolis
Mangueirinha
Marechal Cândido Rodon
Mariópolis
Maripá
Marmeleiro



Marquinho
Mato Rico
Medianeira
Mercedes
Missal
Nova Esperança do Sudoeste
Nova Laranjeiras
Nova Prata do Iguaçú
Nova Santa Rosa
Ortigueira
Ouro Verde do Oeste
Palmas
Palmital
Pato Bragado
Pato Branco
Paula Freitas
Pérola D'oeste
Pinhal de São Bento
Pitanga
Planalto
Porto Barreiro
Porto Vitória
Pranchita
Quatro Pontes
Ramilândia
Realeza
Renascença
Rio Bonito do Iguaçu
Salgado Filho
Salto do Lontra
Santa Fé
Santa Helena
Santa Izabel do Oeste
Santa Lúcia
Santa Maria do Oeste
Santo Antônio do Sudoeste
Santo Inácio
São João
São Jorge do Patrocínio
São Jorge D'Oeste
São José das Palmeiras
Saudade do Iguaçu
Sulina
Toledo
Umuarama
União da Vitória
Verê
Vitorino
Boletim Informativo nº 1021, semana de 8 a 14 de setembro de 2008
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná
  • voltar