O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou medidas que complementam o Projeto de Lei de Conversão (PLV) 22/08, aprovado pelo Senado, que trata da renegociação das dívidas rurais (MP 432).
Entre os pontos aprovados pelo Conselho está a ampliação para 60% do limite da carteira dos bancos para repactuação de débitos de investimentos com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Fundos Constitucionais de Financiamento. A medida contempla os produtores rurais de Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Goiás e municípios dos Estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, que tiveram estado de emergência decretada em função de estiagem ocorrida em 2004 e 2005.
Para o restante do País e para os municípios paranaenses que não decretaram estado de emergência em 2004 e 2005, o limite para renegociação dos investimentos do saldo das instituições financeiras é de 10%.
Isso quer dizer que os produtores que estão nos 94 municípios paranaenses (veja tabela na página 11) que decretaram situação de emergência em 2004 ou 2005 e foram reconhecidos pelo governo federal, terão maiores chances de acessar a renegociação das dívidas de investimento do que nos outros municípios.
Produtor deve buscar renegociação de investimento em casos extremos
Porém, vale lembrar das restrições para quem renegociar dívidas de investimento. A FAEP solicitou que o governo extinguisse qualquer tipo de restrição. O CMN determinou que caso o produtor renegocie a parcela de 2008, os empréstimos só poderão ser retomados após liquidação total do contrato renegociado, com exceção dos investimentos para irrigação, drenagem, proteção e recuperação de solo ou áreas degradadas, florestamento, reflorestamento e fruticultura.
- Grupos C, D ou E e linhas especiais de investimento do Pronaf;
- Amortização de pelo menos 30% da parcela com vencimento em 2008;
- Prazo
de até quatro anos após o vencimento da última prestação contratual,
respeitado o limite de um ano para cada parcela;
- PRAZO - Até 30 de setembro, prazo final, para o produtor aderir à renegociação;
- ALERTA - O produtor rural que renegociar sua dívida fica impedido de contrair novos empréstimos de investimento.