No ano em que se comemora o centenário da imigração japonesa, os paranaenses se renderam aos encantos de sua culinária, no Festival Gastronômico realizado pelo Sistema Fecomécio e Sistema FAEP, entre os dias 25 e 30 de agosto, em Curitiba.
Cerca de 900 pessoas passaram pelo restaurante-escola do Senac, na semana do Festival. Sushi e sashimi foram os carros chefes do menu que também trouxe opções populares como o tempurá e o yakisoba.
O jantar de abertura do festival relembrou a importância da prenseça nipônica no desenvolvimento da agricultura e do comércio do Paraná. Entre os homenageados, o Dr. Saburo Sugisawa, primeiro médido descendente de japoneses a trabalhar em Curitiba, proprietário do Hospital Sugisawa, Sérgio Maeoka, proprietário da rede de farmácias Nissei, que conte com mais de 135 lojas, e a empresária do ramo hoteleiro, Hamako Hara, proprietária do Hotel Guaíra Palace.
Os ideais sonhados, as dificuldades superadas e os caminhos traçados pelos imigrantes foram destacados nas falas do secretário municipal de governo Rui Hara, do deputado estadual Luiz Nishimori e da vice-consuleza do Japão, Yuka Iwanami.O presidente do Sistema Fecomércio, Darci Piana, relembrou a importância da comunidade japonesa na agricultura, com destaque para as lavouras de café, e que depois se sobressaíram também em atividades comerciais. “É uma homenagem singela àqueles que fizeram que o novo comércio se engrandecesse no Paraná”, disse.
O diretor-secretário da FAEP, Livaldo Gemim, que representou o Sistema FAEP/ SENAR-PR no evento, destacou a atuação marcante da comunidade nipo-brasileira no setor agropecuário do estado e especificamente, no sistema sindical. “Além disso, o que temos a oportunidade de saborear nesse festival gastronômico é, em grande parte, fruto do trabalho de japoneses e brasileiros que estão no campo cultivando a soja, os legumes, verdura e frutas, enfim, nos proporcionando esse cardápio tão diversificado”, concluiu.