A repórter Fernanda Toigo acompanhou a visita dos personagens da turma do Agrinho às escolas de Toledo. O evento foi registrado em matéria divulgada na edição do Jornal do Oeste do dia 21 de agosto, conforme texto abaixo:
Duas visitas inesperadas fizeram o dia da criançada em algumas escolas de Toledo. Aninha e Agrinho, os mascotes do programa, foram recebidos com festa pelos alunos. Na Escola Municipal Reinaldo Arrosi, os bonecos passaram por todas as turmas, fazendo a alegria dos pequenos. Para a coordenadora da escola, Ângela Maria da Silva Drey, o Programa Agrinho, que neste ano entra em sua 13ª edição, é sem dúvida um grande trabalho educativo e social. “O tema - Saber e atuar para melhorar o mundo - é rico e proporciona várias formas de atuação”.
A meta da escola é aproveitar o assunto para
motivar a qualidade de vida, direcionando o tema, para a hora do
recreio, incentivando ações que possam melhorar o convívio e o
exercício da cidadania.
Ângela disse que está garantida a
participação da escola no concurso. As turmas de primeiro ano
prepararão desenhos e as de 2ª a 4ª, redação. Os professores poderão
concorrer com a elaboração de projetos pedagógicos. Os trabalhos devem
ser enviados até o dia 22 de setembro. A premiação acontece em
Curitiba, no dia 17 de novembro.
Os mascotes passaram também pela Escola Municipal Presidente Castelo Branco, no Jardim Porto Alegre e pela Escola situada no Jardim Concórdia. O Agrinho começou em 1996 com a preocupação de fornecer informações que contribuíssem para a saúde da família rural e a preservação do meio ambiente. A tarefa de preparar a criança para se tornar um adulto responsável levou a campo um trabalho que procurou aliar aquisição de conhecimentos à prática de atitudes éticas. Atualmente o programa está presente em todos os municípios do Estado.
No início o programa abrangia cinco
municípios. Em 2008, mais de 95 % das cidades paranaenses aderiram ao
Programa Agrinho.