A mobilização para a formação de duas turmas do módulo de Gestão do Agronegócio do JAA de Pérola foi um sucesso. Cem jovens fizeram a inscrição, mas como cada turma comporta até 25 participantes o número de interessados seria suficiente para outras duas turmas.
A instrutora Patrícia Ferreira Pimentel, que presta serviços para o SENAR-PR, comemora o entusiasmo dos jovens. “Preparei a aula de mata ciliar (dias 11 de 12) e eles ficaram muito interessados. Fizeram anotações no caderno, trabalharam em uma maquete da mata ciliar, assistiram ao vídeo e, no dia seguinte, participaram de aula prática na propriedade de Reinaldo Tiago de Santana, produtor de acerola orgânica e gado leiteiro”.
Todos os jovens compareceram ao compromisso e aprenderam, na prática, como se mede a largura do rio, como avaliar se a mata ciliar está correta e como se faz coleta o solo para análise. “Os alunos ficaram tão interessados que me pediram para explicar como analisar a quantidade de adubo e calcário que se aplica no solo. Apesar de eu falar que era complexo, eles quiseram aprender e eu me comprometi a ensinar”, disse.