O setor de Geotecnologia de Informações do Agronegócio da Conab está utilizando estudos de institutos de meteorologia nas diversas regiões brasileiras para avaliar o impacto climático nas principais culturas agrícolas, no período de julho a setembro deste ano.
O trabalho acaba de ser disponibilizado no site da empresa:
(http://www.conab.gov.br/conabweb/
download/nupin/cafe.pdf)
As informações indicam as possibilidades de temperatura e chuvas nesses meses, a partir de modelos meteorológicos nacionais e internacionais. Esta análise, segundo técnicos da Conab, vai orientar os produtores rurais sobre os riscos nas programações de safras.
Fazem parte da avaliação grãos cultivados no inverno e no verão, como trigo, aveia cevada, amendoim, algodão, arroz, feijão, milho, soja, café, cana-de-açúcar, mandioca e citros.
Técnicos alertam que a previsão climática de ocorrência de precipitação para este trimestre mostra que há probabilidade de chuva acima da média histórica no norte da região Norte e no leste do Nordeste. Para a região Sul, a possibilidade de chuvas está entre normal e ligeiramente abaixo da média histórica. Nas demais regiões, a maior probabilidade é de ocorrência de chuvas em torno da média histórica.