O produtor que tiver dúvidas sobre a ocorrência do Greening em seu pomar deve solicitar a vistoria de um assistente particular ou da Emater-Pr. Assim, ele pode se certificar sobre a presença ou não da doença que afeta a produção de citros. A recomendação é da Secretaria da Agricultura. zCaso haja uma suspeita, a Secretaria deve ser imediatamente informada, já que é a encarregada de proceder à coleta de folhas para análise em laboratório. O exame laboratorial e a emissão do laudo oficial são feitos sem qualquer custo para o produtor.
Por meio do número 0800 643 3250, o produtor pode ser orientado, de forma mais rápida, sobre os procedimentos que deve adotar para as inspeções, como também, agendar a coleta de amostras. Para isso, o produtor deve informar seu nome, o município onde está localizado o seu pomar, o telefone de contato, o roteiro para chegar à propriedade,o número de plantas cítricas, suspeitas e demais informações que facilitam a atuação do técnico que fará a coleta de amostras. Esta deverá acontecer em, no máximo, três dias após o contato por telefone.
Sanidade - Em relação aos procedimentos sanitários, o produtor precisa seguir o que determinam as legislações federal e estadual sobre as inspeções obrigatórias. Estas devem ser realizadas, duas vezes ao ano, em todas as plantas cítricas da propriedade. É importante que o produtor informe a Secretaria sobre a quantidade de plantas inspecionadas, suspeitas e eliminadas. Para evitar a ocorrência da doença, recomenda-se a aquisição de mudas cítricas de viveiros cadastrados na Secretaria e que, obrigatoriamente, produzam mudas em estufas.