A 3ª Festa do Vinho de Francisco Beltrão foi realizada entre os dias 8 e 10 de agosto, no Parque de Exposições do município. A região vem se destacando na produção de uvas rústicas que podem ser comercializadas para o consumo “in natura”, ou para produção de vinho.
A programação técnica, concentrada nos dias 8 e 9, teve palestras sobre vinho e baterias técnicas enfocando três assuntos: a técnica da enxertia e a produção de mudas, pelo engenheiro agrônomo Cláudio Bonfada, tecnologia em aplicação de agrotóxicos, pelo técnico agrícola da Emater, Ivanir de Pauli, e classificação da uva, embalagem e rotulagem, pela engenheira agrônoma da FAEP, Elisangeles Baptista de Souza. Perto de 100 pessoas entre produtores, técnicos e estudantes participaram do evento.
Os aspectos de produção com qualidade foram ressaltados pela técnica Elisangeles, que frisou que a aparência não é tudo no produto. “Antigamente, a qualidade estava relacionada diretamente à aparência. De fato, o produto atrai pela beleza, mas a fidelidade do consumidor atual requer atenção ao sabor e segurança do produto, o que resume qualidade. Por isso, também, é importante utilização de rótulos de identificação do produtor”, disse.
Além das palestras, foi realizado um julgamento de vinhos produzidos na região, com apoio de enólogos da Epagri e da Embrapa. A constatação é que após três anos de acompanhamento, o nível vem gradativamente melhorando, o que serve de incentivo para que produtores invistam cada vez mais em qualidade.
Os avanços estão relacionados à organização dos produtores na Associação Beltronense de Produtores de Vinho (Abevi), à capacitação, treinamento e assistência técnica prestados pela Emater, Prefeitura de Francisco Beltrão e pelo SENAR-PR. O SENAR-PR já ministrou cursos de implantação de pomares de videiras, Gestão Rural, Turismo e De Olho na Qualidade Rural.