Depois de participarem do curso de ovinocultura do SENAR-PR, os alunos do curso de Zootecnia das Faculdades Integradas Espírita, em Curitiba, também fizeram os cursos de suinocultura e caprinocultura de corte.
O curso básico em Suinocultura, nos dias 16 e 17 de julho, contou com aulas práticas na propriedade do criador Luis Sarot, em Agudos do Sul, onde foram acompanhadas atividades como castração, caudectomia, cura de umbigo e aplicação de medicamento em leitões. Na avaliação do instrutor Clodoaldo da Silva, que presta serviços ao SENAR-PR, as instalações da propriedade são simples, mas bastante funcionais. “A produção de suínos do senhor Luis é muito boa, se comparado com outras de regiões tradicionais na atividade. Demonstra que é possível produzir suínos, com lucratividade, dentro de padrões de higiene invejáveis”.
No curso de Caprinocultura de Corte, realizado nos dias 18 de 19 de julho, as práticas aconteceram na propriedade do criador Ivo Kauka no município da Lapa. Os futuros zootecnistas tiveram oportunidade de realizar algumas tarefas interessantes dentro da atividade, como casqueamento, avaliação de reprodutores, desverminação e cura de umbigo, outras.
A propriedade produz animais para reprodução e também para abate da raça Boer. “A produção de caprinos é uma atividade rentável, depende de atenção constante e é possível mesmo em pequenas áreas”, disse Kauka.