Bandeirantes


 Produtores querem implantação
 de matadouro de ovinos e caprinos
Encontro reuniu produtores das cidades de Bandeirantes, Cambará, Sapopema, Santo Antonio da Platina, Ribeirão do Pinhal e Jacarezinho

A formação de um núcleo de criadores deve ser o primeiro passo rumo à implantação de um matadouro municipal de caprinos e ovinos em Bandeirantes, no Norte do Paraná. No início do mês (04/07), produtores do município e região se reuniram no Sindicato Rural para buscar a formação do núcleo.

Segundo o diretor do Sindicato Rural, Renato Domingues, o encontro também serviu para formatar parceria com a FAEP/ SENAR-PR e órgão públicos como a Emater/PR, Universidade Estadual do Norte do Paraná – Campi Luiz Meneghel (Uenp/Falm) e Prefeitura do Município. A idéia é ter um matadouro municipal de caprinos e ovinos e também um distribuidor de carnes industrializadas.

A mobilização atraiu mais de 60 produtores dos municípios de Bandeirantes, Cambará, Sapopema, Santo Antonio da Platina, Ribeirão do Pinhal e Jacarezinho. A maior dificuldade hoje para os criadores de ovinos e caprinos está no escoamento do produto. O estado de São Paulo é um mercado em potencial deste tipo de carne.

Em palestra técnica, o instrutor Gastão Pereira, que presta serviços ao Senar/PR, ressaltou a importância do associativismo entre produtores e, principalmente, da parceira do poder público na implantação de um matadouro para resultados efetivos de escoamento do produto.

Boletim Informativo nº 1016, semana de 4 a 10 de agosto de 2008
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná
  • voltar