Os conceitos, definições e condições gerais do crédito e do seguro rural foram apresentados a um grupo de 25 funcionários e membros dos sindicatos do Núcleo dos Campos Gerais. O treinamento, dia 24/07, aconteceu no Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (CESCAGE), em Ponta Grossa, numa parceria envolvendo técnicos da FAEP, Emater-PR e Banco do Brasil.
“Todo dia tem gente atrás desse tipo de informação (crédito rural) e as normas mudam praticamente a cada semestre. Foi muito proveitoso, vai ser útil para ajudar no atendimento aos produtores”, avaliou Lisiane Rocha Czech, presidente do Sindicato Rural de Arapoti. Lisiane observa que é comum as normas do crédito rural serem anunciadas e a informação demorar para chegar ao banco: “Aí os produtores vêm ao sindicato para saber o que está acontecendo, e é importante os funcionários estarem atualizados”.
O curso básico despertou o interesse de muitos em aprofundar os conhecimentos do assunto. Foi o caso do secretário-executivo do Sindicato Rural de Castro, Leandro Felipe Diniz, que ainda é novo no Sistema FAEP, com menos de um ano de casa. “Fiquei interessado em conhecer mais sobre crédito e seguro rural. É um assunto diário no sindicato, sobre o qual vários produtores tentam tirar dúvidas”, disse.
No crédito rural foram vistos os conceitos e condições gerais de financiamento das linhas de custeio e de comercialização e também dos programas de investimentos, especialmente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Além disso, foram apresentadas as linhas do Proger Rural, do Pronaf e dos programas de financiamento do produtor empresarial.
O curso abordou também as recentes mudanças ocorridas no Proagro e Pronaf, além das políticas para o seguro rural, o Plano Agrícola e Pecuário e as renegociações de dívidas. Segundo Luiz Antonio Digiovani, superintendente técnico Sindical da FAEP, o curso básico de crédito surgiu a partir da necessidade do Núcleo de Sindicatos Rurais dos Campos Gerais de aprimorar os conhecimentos dos funcionários.