O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, participa no dia 02 de agosto, em Alvorada do Sul, da abertura da colheita do milho safrinha no Paraná. O sindicato rural do município, que organiza o evento, confirmou a presença do ministro.
Após a abertura da colheita, que acontecerá numa área a quatro quilômetros de Alvorada do Sul (sentido Porecatu), Stephanes deverá participar da 9ª Festa do Motorista, que acontece entre os dias 01e 03 de agosto e é organizada pela Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, com apoio dos produtores rurais do município.
Os produtores de Alvorada do Sul e de municípios da região entregarão ao ministro um abaixo-assinado que reivindica mudanças no Código de Trânsito Brasileiro. Eles querem que seja liberado o tráfego de máquinas agrícolas nas rodovias.
MILHO SAFRINHA – Nesta safra, o município de Alvorada do Sul deve produzir 87,4 mil toneladas de milho safrinha. Com uma área plantada de, aproximadamente, 19 mil hectares, a produtividade média estimada é de 4.600 quilos por hectares.
Em relação à área plantada com milho safrinha, o município é um dos principais do estado. No ranking dos municípios do Paraná com maior área plantada na safra 2006, Alvorada do Sul ficou na nona posição de acordo com dados do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura, e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibge).
No Paraná, a área plantada com milho safrinha é de 1,6 milhão de hectares. Com esta área, o estado tinha o potencial para produzir 6,83 milhões de toneladas do grão. Seria uma produção recorde. Mas devido às fortes geadas que atingiram as principais regiões produtoras do estado, como Toledo, Cascavel e Campo Mourão nos dias 16 e 17 de junho, as estimativas são de que a safra seja reduzida em torno de 20%. Com isso, o Paraná deve colher 5,5 milhões de toneladas.