“A produção de carne ovina, precisa ser, cada vez mais tecnificada e encarada como mais uma fonte de renda para a propriedade rural”. Essas foram algumas das orientações repassadas pelo instrutor Clodoaldo da Silva, que presta serviços ao SENAR-PR, no curso de ovinocultura realizado em Curitiba. Para o instrutor, as técnicas adotadas na criação de ovinos devem ser adotadas com o objetivo de aumentar a produção com padrão, ou seja, animais abatidos ainda jovens, com boa conformação de carcaça e gordura de cobertura suficiente.
No dia 15 de julho, os participantes do curso tiveram a oportunidade de participar de uma aula prática, na propriedade Luar da Serra, em São Luis do Purunã, Balsa Nova. O grupo participou de práticas de casqueamento, caudectomia, cura de umbigo dos cordeiros, avaliação da condição corporal, idade dos animais pelos dentes, entre outras, orientados pelo instrutor.
Ainda na mesma região, na propriedade Cabanha Santo Antônio, na localidade Tamanduá, os participantes presenciaram um parto auxiliado e os procedimentos adotados para a sobrevivência do cordeiro. Para Laura Andrade Nunes e Igor Hübner, alunos do Curso de Zootecnia, que participaram do curso, foi um dia muito proveitoso em novos conhecimentos proporcionados pelo curso. “Tais ensinamentos, podem ser vistos em sala de aula, mas se tornam realmente conhecimento quando aplicados no dia-a-dia”.