Curso visa melhorar prestação
de serviços ao produtor rural

Funcionários de 28 sindicatos das regiões norte pioneiro, norte e noroeste, além de orientadores de arrecadação e funcionários da FAEP e SENAR-PR, participaram do curso desenvolvido em parceria dom a Receita Federal, entre os dias 16 e 18 de julho, no Centro de Treinamento Agropecuário (CTA) de Ibiporã. Os instrutores são auditores da Delegacia da Receita Federal em Londrina e o conteúdo abordou basicamente o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência social (GFIP).

O objetivo é que os sindicatos rurais tenham funcionários preparados tanto para orientar quanto para prestar serviços nessas áreas aos produtores rurais. “No caso da GFIP, o mais importante é que eles aprendam a usar o programa de preenchimento, que é o SEFIP, corretamente”, explicou José Luiz Machado, do setor de arrecadação do SENAR-PR. Outro aspecto importante é aprender a utilizar o atendimento virtual disponibilizado pela Receita. “Grande parte dos casos podem ser resolvidos via Internet, o que evita que o contribuinte se desloque de sua cidade até uma agência e enfrente filas”, acrescentou.

Este é o primeiro curso nesse modelo desenvolvido pelo Sistema FAEP em parceria com a Receita Federal. O evento deve ser repetir, ainda sem data prevista, em Maringá, Assis Chateaubriand e Curitiba. Novos cursos poderão ser programados de acordo com a demanda.  

         
         

Boletim Informativo nº 1014, semana de 21 a 27 de julho de 2008
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná
  • voltar