Frutas como laranja, tangerina e limão de qualidade, produzidas com respeito ao meio ambiente e certificadas pelo governo já podem ser oferecidas ao mercado. A Instrução Normativa nº 42, com normas técnicas específicas para a produção integrada de citros no Brasil, foi publicada nesta quarta-feira (9), no Diário Oficial da União. Informação da Agência Brasil.
A aprovação das normas técnicas para a produção integrada de citros é parte de projeto Produção Integrada de Frutas (PIF), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A proposta estabelece a obrigatoriedade da aplicação de boas práticas agrícolas na produção, definidas pela cadeia produtiva sob a coordenação do ministério, incluindo regras para capacitação dos produtores, manejo do solo, controle de doenças e pragas, uso de agrotóxicos, técnicas de colheita, embalagem, etiquetagem, transporte e análise de resíduos.
Um dos principais objetivos da PIF é a profissionalização da fruticultura brasileira, gerando competitividade com enfoque na manutenção e ampliação dos mercados consumidores. As principais estratégias de operacionalização deste programa visam a preservação ambiental, a sustentabilidade da produção agrícola, o monitoramento sistemático da produção e a redução de insumos poluentes.
O Ministério já aprovou 15 normas técnicas específicas para a produção integrada de frutas e trabalha com outros 56 projetos em campo, distribuídos em 18 estados da Federação.