Uma comissão integrada por 14 membros, entre produtores e lideranças do segmento, foi eleita no dia 9 de julho durante o 1º Encontro de Avicultores do Paraná, realizado no auditório da prefeitura de Cascavel (foto). O evento reuniu cerca de 350 produtores do setor de aves de corte, que representaram mais de 25 municípios de várias regiões do estado. O grupo recém escolhido deverá negociar as principais reivindicações dos avicultores com as empresas e cooperativas integradoras.
Na ocasião, a classe também definiu as duas principais reivindicações do setor neste momento: a melhora dos preços que recebem para alojamento (engorda) dos frangos e a transferência para as integradoras dos custos e responsabilidades do carregamento (apanha) das aves.
Os avicultores estabeleceram o prazo de dois meses, ou seja, até 9 de setembro, para que a comissão busque a negociação com os frigoríficos. Também definiram a data de 26 de setembro para o 2º Encontro de Avicultores do Paraná, que ocorrerá auditório da prefeitura de Cascavel. No evento, será avaliado o resultado do trabalho da comissão junto às empresas em relação às exigências da classe.
Comissão - Os 14 membros da comissão de negociação são avicultores e dirigentes de associações, sindicatos rurais e da FAEP. São eles: João Luiz Rodrigues Biscaia, Francisco Marmentini, Márcio Luiz Bernatti, Helmuth Bleil Jr, Nelson Menegatti, Amarildo Brustolin, Otacílio Viapiana, Paulo Sérgio Serra Carmo, Eolino João Martins, Décio Luiz Poleto, Valter Sandi, Edinaldo José Armacaro, Sérgio Mezari e Marilei Schoeler.
O encontro foi realizado pelo Sindicato Rural de Cascavel e pela FAEP, com apoio das associações de avicultores do estado. O evento contou com a presença do diretor financeiro da FAEP, João Luiz Rodrigues Biscaia, o presidente do Sindicato Rural de Cascavel, Nelson Menegatti, além de dirigentes de sindicatos e associações do meio rural.
Na ocasião, foram proferidas as palestras "Panorama financeiro do avicultor do sistema integrado no Paraná", pelo presidente da Comissão de Técnica de Avicultura da FAEP, Amarildo Antonio Brustolin, e "Gestão e custo de produção na avicultura", pelo pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Ademir Francisco Girotto.