Quando o caminho no sítio
segue diversas rotas


JAA de Salto do Itararé

Nos dias 27 de maio e 06 de junho, os participantes do Programa Jovem Agricultor Aprendiz (JAA) de Salto do Itararé e Wenceslau Braz visitaram o grupo Agrolemes, em Siqueira Campos, para conhecer os benefícios da diversificação para pequenas propriedades rurais. A diversificação valoriza o espaço das pequenas propriedades rurais e ajuda na maximização do lucro, já que utiliza a mão-de-obra familiar em grande parte dos processos.

O grupo visitado pelos jovens é uma empresa familiar bem sucedida. O produtor Ernesto Lemes, com a ajuda dos filhos, investe muito tempo e esforço, estimulando o espírito de cooperação e preservando a harmonia entre sua equipe. Cada um desenvolve um forte compromisso pessoal de fazer a sua parte. Explorando os quatro cantos da propriedade, o grupo trabalha com suinocultura e cafeeicultura. Para agregar valor à produção dos animais, estes são abatidos em frigorífico, bem como, o café é embalado em cafeeira pertencente à família, garantindo valor agregado na comercialização dos produtos.  

Para a jovem Silmara Melechenco, de Wenceslau Braz, o que mais marcou na visita foram as conquistas do produtor ao longo dos anos. "Aprendi que não é porque temos pouco, que não podemos sonhar com o grande. Isso mostra que temos que ter força de vontade e não desanimar nas horas mais difíceis. Temos que lutar para conquistar o sucesso", disse. Na opinião do jovem Bruno de Oliveira Bernardes, de Salto do Itararé, a visita comprovou que uma área de hectares, por exemplo, pode ser muito produtiva. "Não precisamos de áreas para produzir e sim sermos eficientes", confirmou.


JAA de Wenceslau Braz

Mais atividades, maior renda – Para a instrutora Carla Cristina Jaremtchuk, que presta serviços ao SENAR-PR, uma propriedade bem diversificada indica que o produtor possui uma gestão profissional do seu negócio, quer seja dentro ou fora da porteira. "O segredo para explorar eficientemente todas as atividades propostas para o sítio é melhorar os conhecimentos sobre planejamento e organização empresarial. É importante que o produtor rural conheça bem a sua realidade de clima, solo, mercado e logística, para entrar no negócio certo, com a garantia de conquistar resultados positivos lá na frente", observou.  

Para diversificar uma propriedade é importante preparar as pessoas e máquinas para as mudanças, como, por exemplo, realizar um diagnóstico da propriedades identificando seus pontos fortes e fracos, estar atento às oportunidades que o mercado oferece e conhecer as exigências dos consumidores, entre outros. Além disso, é necessário um conhecimento profundo da atividade rural no tocante às suas características, inter-relações e mesmo relacionamentos com os demais setores da economia. "A diversificação é sempre um bom negócio para o produtor rural, uma vez que, no campo, de uma forma bem participativa, o foco não é o ponto de chegada e sim o modo de caminhar", avalia a instrutora Ana Regina Jaremtchuk, que presta serviços ao SENAR-PR. 

Boletim Informativo nº 1011, semana de 30 de junho a 6 de julho de 2008
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná
  • voltar