Produtores rurais aprenderam  
sobre gestão de custos e riscos

O objetivo foi preparar os produtores  rurais para uma  
atuação mais profissional na comercialização de seus produtos

Entre os dias 16 e 20 de junho, produtores rurais de Guarapuava e região participaram do curso de gestão de custos e riscos do Programa Campo Futuro, instituído através da parceria entre Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F), com apoio do SENAR-PR, FAEP e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA).

O objetivo foi preparar os produtores rurais para uma atuação mais profissional na comercialização de seus produtos. A primeira etapa do programa envolveu dez federações que indicaram técnicos para receber treinamento com intuito de uniformizar a metodologia de custos de produção e a operar com Mercados Futuros.  

O primeiro curso ocorreu em Cascavel. Em Guarapuava, o curso foi lançado no evento sobre Mercado Futuro, promovido no dia 31 de maio, com a presença de 250 produtores rurais. "Queremos munir nossos produtores de ferramentas que possam aprimorar as estratégias de comercialização, evitando prejuízos", comentou o presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Cláudio Marques de Azevedo.

De acordo com o presidente do Sistema FAEP, Ágide Meneguette, Cascavel e Guarapuava foram municípios escolhidos para sediar o curso devido à importância dessas regiões na agropecuária do estado.    

Boletim Informativo nº 1011, semana de 30 de junho a 6 de julho de 2008
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná
  • voltar