Os participantes do Programa Jovem Agricultor Aprendiz de Farol, Janiópolis e Anahy concluíram, recentemente, um jornal que foi produzido e editado pelas próprias turmas e tem seus exemplares distribuídos para os moradores dos três municípios.
Cada grupo trabalhou em uma versão do jornal de acordo com seus interesses e resultado. Nos três casos, foi bastante interessante. O trabalho foi coordenado pela instrutora Greice Massignan Mamus e reúne atualidades do agronegócio e do esporte, curiosidades e seção de humor, além de informações factuais sobre o que acontece nas cidades.
Para a pedagoga Regiane Hornung, coordenadora do JAA, a iniciativa trabalha muito bem, pelo menos, dois aspectos de grande interesse do Programa: a cidadania e a comunicação. "Trabalha a cidadania porque os jovens fazem pesquisa, buscam informações e ficam interados do que acontece em sua cidade. Para isso, tem que entrevistar, conversar com as pessoas, portanto, trabalha comunicação", explicou.
O trabalho das turmas é reconhecido e recompensado. Os jovens recebem apoio dos sindicatos rurais e o comércio local ajuda no patrocínio dos jornais. "Quando vêem o produto pronto, isso tem um efeito muito positivo na auto-estima desses jovens. Eles se percebem importantes e ganham muito em desenvolvimento", acrescentou Regiane. A pedagoga destacou também o conhecimento de Língua Portuguesa que a tarefa exige, o que, na opinião dela, comprova que o "JAA é, sem dúvida, uma sala de aula interativa".
Festival do Milho - Incansáveis, os jovens do JAA Farol e Janiópolis promoveram o Festival do Milho no dia 23 de maio em Janiópolis e, no dia 30 de maio, em Farol. Com a ajuda de dedicados pais, mães e amigos, produziram pamonha, bolo de milho e quibe.
O SENAR-PR, o Sindicato Rural de Campo Mourão, as prefeituras municipais de Farol e de Janiópolis apoiaram o evento. Os jovens contaram também com apoio de produtores de milho que gentilmente fizeram a doação do produto, que foi a matéria-prima do evento. A renda obtida foi de aproximadamente R$ 750, 00 reais em cada município, com a venda de mais de 600 pamonhas, 150 pedaços de bolo e quibes. O objetivo foi arrecadar fundos para a visita técnica ao Parque das Gabirobas em Roncador. Com a atividade, os jovens colocaram em prática conceitos vistos no curso como administração, diferencial de produtos com valor agregado e como executar trabalhos em equipe.