Desde o dia 18, os consumidores de todo o país contam com uma ferramenta do Governo Federal para obter informações sobre a qualidade do leite vendido nas prateleiras. O Ministerio da Agricultura, Pecuária e Abastecimento apresentou na quarta-feira (18), no Ministério da Justiça, o site do Centro Integrado de Monitoramento da Qualidade do Leite, o Cquali-Leite.
Por meio do endereço eletrônico www.justica.gov.br/leite, o consumidor encontrará informações sobre as ações de fiscalização do leite, o conteúdo nutricional do produto e os direitos do consumidor. Pelo site do Cquali-Leite, também poderão ser denunciadas as irregularidades na produção e comercialização do leite por meio do link "Fale conosco". As informações do Cquali-Leite serão atualizadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), pelo Ministério da Justiça e pela Anvisa.
O trabalho de fiscalização realizado pelo Mapa coleta 10 milhões de amostras de leite por ano para análise da qualidade do produto pelos laboratórios oficiais. "Não há dúvida de que o Brasil melhorou muito em termos de padrões de qualidade do leite, a partir de 2002, com a implantação da Instrução Normativa nº 51", destacou o ministro. Stephanes também ressaltou a responsabilidade de toda a cadeia produtiva na qualidade do produto, desde o produtor do leite, passando pelas indústrias, até os mercados.