Dia de campo aborda produção
de pastagem com qualidade

Dia de Campo reúne 300 produtores gado de leite em Salto do Lontra 

Pelo menos duas razões justificam a escolha do município de Salto do Lontra como sede do dia de campo para produtores de gado de leite da região. A bacia leiteira do Sudoeste é a segunda do Paraná e o município em questão vem investindo muito em melhoria genética, técnicas de manejo do rebanho, sanidade e alimentação.  

No dia 17 de junho, produtores rurais, secretários municipais e técnicos envolvidos nas atividades leiteiras, encontraram-se em um dia de campo que iniciou com uma palestra sobre produção de leite a pasto, com o pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste, de São Carlos, Artur Chinelatto. A palestra destacou a questão de mercado, organização dos agricultores, alimentação do rebanho e qualidade do leite.

No período da tarde, os participantes visitaram três estações que tratavam de experiências de irrigação em pastagem, sob a responsabilidade de Confepar, manejo e espécies forrageiras com o Instituto Emater, e preparo do solo e adubação das pastagens, com técnicos do SENAR-PR. Houve também exposição de máquinas e equipamentos de irrigação e manejo das pastagens.

O evento teve a presença de mais de 300 agricultores de sete municípios e contou com a organização  de FAEP, SENAR-PR, Sindicato Rural de Salto do Lontra, Emater/Seab, Prefeitura Municipal de Salto do Lontra, Sistema Sisclaf, Cresol, Confepar, Irrigassolo e Banco do Brasil.

O objetivo do dia de campo foi sensibilizar e motivar os produtores a se profissionalizarem na atividade leiteira.  Em Salto do Lontra,  a Emater tem 61 inscritos no Programa de Bovinocultura de Leite  que passarão  pelos cursos de Manejo de Bovinos de Leite e de Pastagem, oferecidos pelo SENAR-PR e, posteriormente, se credenciarão para receber financiamento do Pronaf junto ao Banco do Brasil.     

Boletim Informativo nº 1010, semana de 23 a 29 de junho de 2008
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná
  • voltar