Eles vieram atender a falta de mão-de-obra nos cafezais do interior paulista. Trouxeram na bagagem a coragem de enfrentar o desconhecido e a vontade de crescer com o país que dava os primeiros passos em busca de um maior desenvolvimento econômico. No campo, eles dedicaram-se a trabalhos exaustivos e permaneceram em difíceis condições de sobrevivência.
Mas foi na mesma zona rural que imigrantes japoneses e seus descendentes comprovaram a força em superar as adversidades, os obstáculos e contribuir para o progresso de toda uma nação. Ou seja, às dificuldades e ao sofrimento, os imigrantes responderam com muito trabalho, criatividade e determinação em cooperar para a transformação da agropecuária paranaense.
No ano em que se comemora os 100 anos da chegada ao Brasil dos primeiros imigrantes japoneses, a FAEP homenageia aqueles que contribuíram para o enriquecimento econômico e cultural do Paraná, como os seus descendentes que, no campo ou nas cidades, continuam sendo exemplo de perseverança, competência e profissionalismo.