Representantes das entidades ligadas ao setor agropecuário de Pato Branco e outros municípios da região reuniram-se no dia 5 de junho em um encontro organizado pelo Sindicato Rural para tratar da reestruturação dos Conselhos de Sanidade Agropecuária (CSAs). Participaram também secretários municipais da agricultura, técnicos do setor de defesa do estado e produtores rurais.
De acordo com informações do Sindicato, a unidade do município já iniciou esse trabalho. Na semana anterior à reunião, foi definida nova diretoria para a unidade do CSA local, que passa a ser presidida por Ivo Polo. A partir de agora, a nova diretoria passa a trabalhar com o apoio do Sindicato Rural na sensibilização dos produtores para as ações da unidade. "Nós do Sindicato temos a função de levar informações ao produtor e fomentar essa revitalização", explicou Luciana Aparecida Antoniolli, funcionária do Sindicato Rural de Pato Branco.
Para o assessor da diretoria da FAEP, Antonio Leonel Poloni, a reunião serviu como ensaio do que, posteriormente, será trabalhado em outras regiões do estado."O objetivo é unir entidades ligadas ao agronegócio para que assumam, em conjunto, a responsabilidade da reestruturação, não só dos CSAs, mas também da estrutura sanitária da região, em parceria com as administrações municipais e governo do estado", disse.
Poloni explicou também que com a estruturação do setor de defesa na região, pretende-se avaliar a necessidade das unidades sanitárias locais, verificar a estrutura já existente e encontrar caminhos para solucionar as deficiências que elas possam apresentar."FAEP e SENAR-PR decidiram estimular todos os sindicatos rurais para que atuem nessa tarefa, oferecendo suporte técnico e ferramentas para cursos de qualificação para produtores, técnicos e lideranças locais", acrescentou.