Treze profissionais de vários municípios do Paraná participaram, de 9 a 21, do Curso de Eqüideocultura Doma, Casqueamento, Ferrageamento e Rédeas - desenvolvido pelo SENAR-PR. As aulas teóricas aconteceram no auditório do Sindicato Rural de Guarapuava e as práticas na pista do Parque de Exposições Lacerda Werneck.
Segundo o supervisor regional do Senar, Aparecido Ademir Grosse, o curso forma instrutores para atuação em todo o Estado, na área de eqüideocultura. Trata-se de um curso de formação e reciclagem de instrutores, já que o último desta modalidade ocorreu há 12 anos. "Serão rediscutidas técnicas que vinham sendo empregadas, buscando uma padronização, baseada nos princípios da doma racional, onde se busca conquistar a confiança do cavalo, criando um vínculo entre condutor e animal", explica Grosse.
Guarapuava foi escolhida para sediar o curso devido à estrutura do Sindicato Rural e também ao tradicionalismo da região, que conta com um plantel de eqüinos de várias raças.
A formação de instrutores deve-se à demanda pela modalidade de curso que, em todo o Estado, é maior do que a oferta. "É um curso muito procurado por trabalhadores rurais, porque visa a mansidão do animal, reduzindo riscos de acidentes, e garante um melhor desempenho dos eqüinos nas tarefas do dia-a-dia, principalmente na lida com o gado", observa o supervisor.
Participam veterinários e outros profissionais do setor de oito municípios do Estado. A promoção é uma parceria entre Senar, Sindicato Rural e Sociedade Rural de Guarapuava, além de produtores rurais da região, que cederam animais para o curso.