Curiúva conclui Curso 
 De Olho na Qualidade
Os sericicultores participantes do curso tiveram uma palestra sobre formas de manejo, limpeza, higiene e desinfecção dos barracões de bicho-da-seda

O curso De Olho na Qualidade, realizado no bairro Felisberto, em Curiúva, concluiu as fases de Descarte, Organização, Limpeza e Higiene. No dia 12 de maio a fase de Limpeza e Higiene contou com a presença do técnico agrícola Oswaldo da Silva Pádua, da Emater, especialista e criador de bicho-da-seda.

 Os 22 sericicultores participantes do curso tiveram uma palestra sobre formas de manejo, limpeza, higiene e desinfecção dos barracões de bicho-da-seda. O assunto despertou muito interesse em manter a propriedade organizada, sabendo que a doença é combatida na forma de prevenção. "Um dos principais problemas de doenças e baixa produtividade é relacionada à limpeza e higiene no barracão" comenta Oswaldo.

De acordo com o instrutor Rafael Andrzejewski, que presta serviços ao SENAR-PR, o curso De Olho na Qualidade é fundamental para sericicultores. Mantendo a organização e combatendo desperdícios, o produtor rural percebe a mudança rapidamente.  

Luiz André Boraneli, presidente do Sindicato Rural de Curiúva com base territorial em Figueira, falou da importância da qualidade do agronegócio, lembrando aos produtores que qualidade na agricultura exige antes de tudo mudança cultural. "A preocupação da diretoria deste Sindicato junto ao SENAR-PR é orientar os produtores e trabalhadores rurais em relação às mudanças de hábitos que serão de fundamental importância para a qualidade de seu trabalho e melhoria da sua qualidade de vida, como também, colocar no mercado produtos de maior competitividade que revertam em melhoria de renda ao produtor rural .   

O curso De Olho tem apoio do Sindicato Rural de Curiúva e Figueira, SENAR/PR, FAEP, Prefeitura Municipal, Emater e Fujimura do Brasil.  

Boletim Informativo nº 1008, semana de 9 a 15 de junho de 2008
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná
  • voltar