Argemiro Barbosa, ex-combatente da primeira divisão das Forças Expedicionárias Brasileiras, relatou aos participantes do Programa Jovem Agricultor Aprendiz de rio Negro, detalhes do episódio da tomada de Monte Castelo, um dos principais combates dos soldados brasileiros, travado na Itália, no final da Segunda Guerra Mundial. O encontro entre os jovens e o ex-pracinha aconteceu nos dias 14 e 15 de maio, na localidade do Lajeado dos Vieiras em Rio Negro. Barbosa contou toda sua experiência na guerra, desde sua convocação, os acontecimentos nos campos de batalha, até seu regresso para o Brasil em 1945. O relato foi enriquecido por objetos de uso dos soldados levados pelo palestrante.
Os alunos com muito interesse questionaram o combatente a respeito das principais dificuldades encontradas, o motivo da guerra e curiosidades sobre as dificuldades enfrentadas pelos soldados no dia-a-dia: como os soldados tomavam banho, como se alimentavam.
Para o instrutor Patrick Scholten, que presta serviços ao SENAR-PR, o objetivo da palestra foi atingido. "Essa pode ser uma das poucas chances que os nossos jovens tiveram para conhecer parte da história viva, contada por um soldado, para que eles aprendam o significado das guerras e suas conseqüências", disse.