Carne de cordeiro é atração
principal de festival em Curitiba

Senac, SENAR-PR e FAEP se unem em nova edição do Festival Gastronômico

Entre os dias 26 e 31 de maio, a carne de cordeiro será o ingrediente principal dos mais de 15 pratos que compõem o cardápio do Festival Gastronômico realizado no restaurante-escola do Senac, em Curitiba. Carne saudável, levemente adocicada, com sabor peculiar e de preparo delicado, a carne de cordeiro, que sempre fez parte da cultura culinária do homem, vem ganhando espaço na mesa dos brasileiros.

No Paraná, o setor produtivo está se preparado para atender esta demanda crescente. Existem, inclusive, programas de apoio à cadeia produtiva. "O Paraná está em busca de um diferencial de qualidade", explicou Alexandre Lobo Blanco, veterinário do SENAR-PR. De acordo com Lobo Blanco, existe um apelo geral, tanto por parte das  associações quanto por parte de produtores independentes para aspectos como o abate de animais jovens e qualidade da carcaça, entre outros, para se conseguir carne de qualidade. "Isso é um trabalho de longo prazo, para o qual o SENAR-PR também tem contribuído, junto com outras entidades", observou. Além dos cursos do SENAR-PR sobre manejo de ovinos, a instituição apoia eventos técnicos, participa de feiras e mantém trabalhos em parceria com universidades.

Encontro de negócios - O Festival Gastronômico, que é uma boa vitrine para divulgação da cadeia produtiva, apresenta-se também como oportunidade para aproximar os elos de produção e comercialização no setor de ovinos. Durante a semana do Festival, ocorre o encontro de negócios, dia 29 de maio, quando produtores da carne de cordeiro poderão apresentar seus produtos para compradores e interessados na carne.

Sabor refinado - Para o supervisor do restaurante-escola do Senac, Lucio Chrestenzen,  "a carne de cordeiro já possui muitos apreciadores e, no nosso festival, iremos mostrar desde os preparos mais simples até os mais complexos, procurando dar um leve toque da gastronomia paranaense". Uma produção de qualidade é valorizada com gastronomia de alto padrão. É isso que a parceria entre SENAR-PR e Senac busca. " É importante consolidar a qualidade da nossa carne  e aprimorar seu sabor em pratos e temperos que ressaltem suas características", disse Lobo Blanco. 

Cortes - saber identificar uma boa carcaça é fundamental para quem pretende chefiar uma cozinha ou ser encarregado pelas compras de qualquer estabelecimento gastronômico. Por isso, na semana que antecedeu o Festival, alunos dos cursos de cozinheiro e garçom do Senac participaram de um curso oferecido pelo SENAR-PR. "O comprador precisa conhecer um pouco do que acontece no campo para adquirir carne de qualidade. Precisa observar teor de gordura, idade e conformação da carcaça, sistema de produção e de abate", explicou o veterinário.

        

Boletim Informativo nº 1004, semana de 26 de maio a 1 de junho de 2008
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná
  • voltar