As festividades de aniversário do Sindicato Rural Patronal de Santo Antônio da Platina foram marcadas pelo resgate histórico de seus 45 anos de existência e pelas homenagens prestadas a pioneiros da entidade. Os fundadores do sindicato também foram pioneiros na criação da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), fato enaltecido pelo presidente do Sistema FAEP, Ágide Meneguette. A trajetória de luta dos produtores rurais em se organizar e defender a classe foi mostrada em painéis, com fotografias e informações históricas. Todo este material deverá ser levado, agora, para apresentação em escolas, clubes de serviços, estabelecimentos comerciais e industriais da região.
Além de Meneguette, representaram a FAEP na solenidade o diretor-financeiro da instituição, João Luiz Rodrigues Biscaia, e Francisco Nascimento, do Conselho Fiscal. O atual presidente do Sindicato de Santo Antônio da Platina, Paulo Buso Junior, abriu as celebrações enaltecendo o trabalho desenvolvido em todo o Norte Pioneiro, mesmo com muitas adversidades: "O Sindicato Rural tem sobrevivido a muitas intempéries, duras provas, seja em face de processos agropecuários nem sempre justos, movimentos de causa, muitas vezes sem causa, abris vermelhos, secas, chuvas e geadas. Mas o esforço conjunto dos produtores rurais, a união de toda a diretoria e a perseverança de nossos filiados faz com que a missão de promover o bem estar a grandeza da agropecuária seja recompensada", afirmou Paulo Buso Junior.
O presidente da FAEP, Ágide Meneguette homenageou o Sindicato com um diploma de reconhecimento. Ele destacou a importância do Sindicato Rural de Santo Antônio da Platina na fundação da Federação da Agricultura do Estado do Paraná. Segundo ele, graças ao empenho dos seus fundadores, foi possível criar a FAEP. "Talvez muitos não saibam, mas foi a partir deste Sindicato que se formou uma comissão que viria a criar a nossa Federação. O pioneiro Fernando Patriani e outros abnegados agricultores do Norte Pioneiro foram os nossos fundadores também. Por isso estamos aqui prestigiando este evento e homenageando nossos pioneiros", disse Ágide Meneguette. O presidente destacou ainda os avanços que o setor vem obtendo a partir de sua criação. "Graças à Federação da Agricultura, nós temos obtido uma série de conquistas importantes para o setor e com o avanço de nossa atuação, certamente vamos melhorar e muito o agronegócio não apenas no Norte Pioneiro, como em todo o Estado do Paraná", assegurou Meneguette.
Pronunciamentos - O primeiro presidente do Sindicato, o produtor rural Fernando Patriani, também enalteceu a perseverança no trabalho ao longo destes 45 anos. Para o prefeito Pedro Claro de Oliveira, o Sindicato tem prestado importante serviço aos agricultores na promoção de cursos profissionais de qualidade. Durante pronunciamento, o presidente da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro, a Amunorpi, Jorge Domingos Siqueira, prefeito de Jaboti, sugeriu que o Sindicato promova ações conjuntas com a entidade, já que atua de maneira intensa na região.
A programação do aniversário do Sindicato teve inicio às18h30m com a visita aos painéis históricos e comemorativos dos 45 anos do Sindicato Rural patronal, fixados no hall de entrada do Clube Platinense. Em seguida foi apresentado às autoridades o painel com fotos dos fundadores, ex-presidentes e da placa nominativa do prédio de propriedade do Sindicato, que leva o nome do agricultor Fernando Patriani.