"Nunca antes na história deste país" o mercado lácteo esteve tão aquecido. Uma onda de fusões e aquisições vem provocando rápidas alterações num cenário que tradicionalmente mudava muito devagar.
Em 2007 a DPA, empresa resultante da união da Nestlé com a Fonterra, a gigante do cooperativismo neozelandês, manteve seu posto de empresa número 1 em captação de leite, com 1,8 bilhão de litros captados.
Porém não será fácil manter esta posição, basta ver a força com que a Perdigão, uma das maiores empresas do setor de carnes, entrou no setor de leite, adquirindo a Batavia (PR), a Eleva (ex Elege, RS) e mais recentemente a Cotochés (MG), além de ter fechado acordo com a Cooperativa Central de Laticínios do estado de S.Paulo - CCL, que prestará serviços para a marca Elege.
Se a configuração da Perdigão já fosse esta desde o começo de 2007, a empresa teria ficado à frente da Nestlé, pois a soma da captação das empresas adquiridas atingiu 1,818 bilhão de litros.
A mesma linha seguiram o frigorífico Bertin que adquiriu o laticínio Vigor e a Sadia que se uniu com a Kraft, para produzir queijos.
A Kraft, dona das marcas Philadelphia, Lacta, Royal, Clight, Tang, Maguari, Nabisco, é líder mundial do setor de queijos processados e a 2ª maior produtora de alimentos no mundo
Outro gigante a entrar no setor leiteiro foi o grupo GP Investimentos, que comanda a AMBEV (Brahma +Antartica) e que ao se juntar com uma cervejaria belga fundou a INBEV tornando-se a maior cervejaria do mundo, além de ser responsável também pela fusão da submarino.com com a americanas.com.
O grupo adquiriu o laticínio goiano Morrinhos, dono da marca Leitbom, 6º colocado no ranking de captação em 2007, uma transação da ordem de R$ 308 milhões.
A Itambé, central de cooperativas mineira, anunciou investimento da ordem de R$ 240 milhões para ampliar sua capacidade de produção até 2009, quando espera processar 2,5 milhões de litros /dia, contra uma capacidade atual de 1,2 milhão de litros/dia.
A Parmalat, comandada pelo Grupo Laep de Investimentos, dona das marcas Gloria e Poços de Caldas, associou-se à neozelandesa PGG Wrightson, empresa com grande visão de mercado mundial e está apresentando uma proposta inovadora: anunciou a compra de 3 fazendas, uma em Minas Gerais, uma no Rio Grande do Sul e outra no Uruguai onde foram inseminadas 50 mil matrizes bovinas da mais alta genética que fornecerão fêmeas para serem a ponta de lança de um programa de integração, à semelhança do setor de suínos e aves. A idéia é integrar pequenos produtores de até 500 litros de leite/dia que receberão os animais, insumos e assistência técnica para produção de leite de alta qualidade, contando com garantia de aquisição a preços compatíveis com a qualidade. Dada a presença da PGG Wrightson no mercado mundial, esse esforço para obtenção de um leite diferenciado deve ser o 1º passo para a Parmalat entrar com força nas exportações.
No Rio Grande do Sul a Nestlé termina suas instalações no município de Palmeira das Missões, com capacidade de processamento de 1 milhão de litros/dia; a Bom Gosto prepara-se para um faturamento de R$ 1 bilhão em 2009 ao incorporar mais três laticínios ao seu patrimônio: um no Rio Grande do Sul e dois em Minas Gerais.
Com a instalação da Italac em Passo Fundo, CCGL em Cruz Alta, Bom Gosto em Tapejara , Embaré em Sarandi e Consulati em Capão Leão, será necessário aumento significativo da produção, uma vez que hoje o parque industrial do estado já opera com ociosidade.
No Paraná a Cooperativa Castrolanda, do município de Castro, põe em funcionamento a fábrica de creme de leite e leite condensado, com industrialização de 380 mil litros de leite/dia. A Confepar e a Latco constroem fábricas de leite em pó, nos municípios de Pato Branco e Cruzeiro do Oeste, respectivamente, enquanto a Líder alimentos adquire o laticínio Saga Industrial, no estado do Mato Grosso do Sul
O motivo de tanta agitação? O aumento do consumo mundial do leite acompanhado de alterações climáticas que provocaram retração da produção nas principais regiões exportadoras (União européia e Nova zelândia) colocaram o leite num novo patamar de preço: no mercado internacional o leite em pó, principal produto comercializado entre países, bateu recordes históricos, no Brasil a média dos preços recebidos pelos produtores chegou a inimagináveis R$ 0,80/ litro em setembro de 2007.
A conjuntura mundial aponta o aumento do poder aquisitivo nos países em desenvolvimento, principalmente nas camadas de baixa renda, onde os aumentos do salário refletem diretamente no aumento do consumo de lácteos. A constatação é de que os grandes países produtores chegaram ao limite de produção e produtividade e o Brasil tem imensa capacidade de aumentar sua produção de leite com sustentabilidade. Tudo isso abriu os olhos do capital para o setor leiteiro nacional.
Bom para as indústrias, bom para os produtores de leite, porém, nunca antes na história desse país foi tão importante que a vitalidade mostrada pelo setor privado seja complementada por força de igual intensidade vinda dos órgãos públicos, principalmente no que lhes compete na execução de um programa abrangente de sanidade e rastreabilidade, sem o que tanto investimento e o grande potencial exportador brasileiro podem dar em água.
Maria Silvia c.Digiovani
DTE FAEP