A nova diretoria do Núcleo dos Sindicatos Rurais da região do Norte Pioneiro fez sua primeira reunião administrativa em Bandeirantes no dia 24 de abril. O encontro reuniu os presidentes e representantes dos 24 sindicatos rurais que compõem o Núcleo.
De acordo com o presidente do Núcleo, Ciro Tadeu Alcântara, a reunião foi realizada com o intuito de desenvolver os assuntos relacionados à regularidade sindical, programa Agrinho 2008 e o formulário do PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário). "O PPP é exigência do Ministério do Trabalho em que é necessário apresentar informações relativas ao funcionário e sua atividade", explicou. Alcântara assume por dois anos a diretoria do Núcleo e garante que vai manter os trabalhos da administração anterior que é a unir cada vez mais a categoria e para isso os encontros periódicos entre os sindicatos rurais são fundamentais para o melhor desenvolvimento e interesses da classe. "Estaremos nos reunindo de forma itinerante em cada município, de maneira que a periodicidade, o contato constante, irá facilitar a comunicação e, consequentemente, fortalecendo o entendimento e a busca de interesse da classe", argumentou.
Para o presidente do Sindicato Rural de Tomazina, João Hélio Chueire, a realização de reuniões é fundamental para o fortalecimento entre os produtores. "É uma maneira também de conhecer a realidade de cada município. No nosso, por exemplo, a maioria é pequeno produtor e do setor leiteiro, e infelizmente, por individualismo e por não haver união, ainda não há uma associação no setor, pois eles não entendem que com o associativismo é possível conseguir melhores preços nos produtos", criticou. Mas Chueire acredita que as mudanças já começaram a acontecer com os trabalhos desenvolvidos em parcerias com o Faep, Senar-PR e Sebrae. "Os cursos são fundamentais e muito importantes para os produtores, tanto que um dos programas de linha de linha de crédito do Banco do Brasil para a cafeicultura, somente é liberado se o produtor fizer o curso do Senar/PR", destacou.
O Senar/PR está presente na maioria dos municípios. Faz parcerias com os sindicatos rurais para a realização de cursos e treinamentos. Atende 50 municípios da região do Norte Pioneiro, sendo que, nos últimos três anos a procura pelos cursos e os tipos de cursos cresceram significativamente.
No encontro, o presidente do Sindicado Rural de Bandeirantes, Daniel Meneghel, disse que a reunião é importante para fortalecer os produtores rurais. "A classe tem dificuldade de manter o preço dos seus produtos porque é desunida. Reuniões, como esta, servem para reconhecer e entrosar uma força sindical para que, juntos, possamos buscar garantias para os nossos produtos", destacou.
Compõem o Núcleo dos Sindicatos Rurais, os municípios de Abatiá, Andirá, Assaí, Bandeirantes, Cambará, Carlópolis, Congonhinhas, Cornélio Procópio, Curiúva, Ibaiti, Itambaracá, Jacarezinho, Jataizinho, Joaquim Távora, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Santa Mariana, São José da Boa Vista, Sapopema, Siqueira Campos, Santo Antonio da Platina, Tomazina, Uraí e Wenceslau Braz.