Participantes do Programa Jovem Agricultor Aprendiz (JAA) de Ribeirão do Pinhal visitaram a Escola de Educação Especial "Despertar" , da Apae, no município. Na oportunidade, conheceram melhor o trabalho realizado pela instituição junto às 126 crianças e adultos adultos com deficiência intelectual associada ou não a outros tipos de deficiência.
De acordo com a instrutora Carla Cristina Jaremtchuk, que presta serviços ao SENAR-PR, os jovens reconheceram a importância da instituição no serviço prestado às famílias e no desenvolvimento de ações de inclusão social. "Motivados pelos valores de participação e solidariedade, os participantes do JAA comentaram que cada um pode fazer um pouquinho, mas juntos, podemos fazer muito", contou Carla. Os jovens decidiram fazer a parte deles e se propuseram a fazer um trabalho voluntário para a reativação da horta da instituição.
Para a instrutora, essa foi a forma encontrada pelos jovens de exercer cidadania, doando seu tempo, trabalho e habilidades de maneira espontânea para causas de interesse social e comunitário. Em Ribeirão do Pinhal, o JAA conta com o apoio e parceria do Sindicato Rural de Ribeirão do Pinhal, Colégio Estadual Hermínia Lupion e Prefeitura Municipal.