Setor aprova propostas da FAEP para
Plano Agrícola e Pecuário 2008/09

Uma maior oferta de recursos em decorrência do aumento do custo de produção, a redução na taxa de juros e a criação de um mecanismo de bônus de adimplência no custeio. Estas são algumas das propostas da FAEP para o Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2008/09 , que foram aprovadas no dia 23 de abril, durante workshop para a elaboração do PAP para a próxima safra (foto).

O evento, que aconteceu na sede do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), em Curitiba, contou com a participação de integrantes das comissões técnicas de Pequena Propriedade, Proagro e Pronaf, de Grãos, Financiamento e Seguro Rural da FAEP e representantes do Departamento Técnico Econômico da Federação.  

Durante o evento, foram avaliadas as propostas da FAEP e da Ocepar. Por consenso, elas foram adaptadas e aprovadas pelos participantes. Entre as propostas defendidas pela FAEP, que foram aprovadas, estão a criação de novas modalidades de seguro rural e de programas de investimento, como também, a criação de um grupo de trabalho técnico para reformular a legislação do crédito e do seguro. Para as entidades representativas do setor, essa inovação é fundamental para pôr em prática as principais mudanças defendidas pelo setor.  

O diretor do departamento de Economia Agrícola do Ministério da Agricultura, Wilson Vaz Araújo, falou sobre a importância da iniciativa. Ele lembrou que o workhop realizado em Curitiba foi o primeiro de uma série de seis eventos que também serão realizados em outros estados do País. Araújo lembrou que o PAP norteará a política agrícola nos próximos doze meses. Ao destacar a participação dos representantes da agropecuária paranaense, ele reconheceu a importância do estado no cenário nacional. "Do Paraná, vêm as soluções para os problemas", disse.

Já o coordenador-geral de Cereais e Culturas Anuais do Ministério, Sílvio Farnese, comentou sobre as  perspectivas para a próxima safra. Entre elas, ele citou a elevação dos custos de produção, como os de fertilizantes e defensivos agrícolas e a tendência de que os preços continuem elevados e estáveis. Farnese também avaliou a redução da demanda do setor por instrumentos de apoio à comercialização do Ministério em decorrência do cenário agrícola positivo. Segundo ele, o Ministério até iria apoiar o segmento arroz. Mas com alta da saca do produto de R$22,00 para R$ 30,00, o apoio tornou-se desnecessário.

Promovido pelo Ministério da Agricultura, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o evento reuniu produtores rurais, representantes de cooperativas agropecuárias, dos governos federal e estadual e do Banco do Brasil (BB). O encontro serviu para identificar as reais necessidades dos produtores rurais e cooperativas do Paraná, que são beneficiários dos instrumentos da Política Agrícola que compõem o PAP.

Iniciativa - No dia 10 e abril, a FAEP encaminhou à CNA e ao Ministério da Agricultura um documento com as propostas de políticas para o PAP 2008/09. A elaboração do documento foi coordenada pelo Departamento Técnico Econômico da Federação, com consulta aos sindicatos rurais e membros das comissões técnicas da FAEP no final de março de 2008.

No documento, foram apresentadas mais de 60 propostas envolvendo Proagro, seguro rural, crédito de custeio e comercialização, programas de investimento, instrumentos de apoio à comercialização, Programa de Geração de Emprego e Renda rural (Proger Rural), infra-estrutura, meio ambiente e pesquisa.

A íntegra das propostas da FAEP está disponível na internet. O endereço é www.faep.com.br . Basta clicar o ícone Publicações, localizado no lado esquerdo da página inicial da Federação.

Boletim Informativo nº 1002, semana de 28 de abril a 4 de maio de 2008
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná
  • voltar