No dia 23 de abril, na sede do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), em Curitiba, será realizado um workshop que visa levantar informações para a elaboração do Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2008/09.
O evento contará com a participação de representantes da Comissão Técnica de Grãos, Financiamento e Seguro Rural da FAEP. Antes do evento, integrantes da Comissão realizarão um encontro, na sede da Federação, para fazer uma prévia do PAP 2008/09 e analisar as medidas do governo para o endividamento agrícola.
Durante o workshop sobre a elaboração do PAP 2008/09, serão discutidas questões relacionadas ao volume de recursos, taxa de juros, acesso ao crédito, crédito rural para custeio de safra, programas de investimento, fundos constitucionais e seguro rural. Os participantes ainda poderão debater temas, referentes a zoneamento agrícola, agricultura familiar, políticas de apoio à comercialização, políticas por culturas e medidas complementares ao PAP.
O mesmo evento acontecerá em seis estados, escolhidos pela sua representatividade na demanda total de recursos do crédito rural, entre os dias 23 e 30 de abril. A organização dos workshops conta com a parceria firmada entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Ministério da Agricultura e OCB.
Iniciativa - No dia 10 de abril, a FAEP encaminhou ao Ministério da Agricultura e à CNA o documento "As propostas da FAEP para o Plano Agrícola e Pecuário 2008/09". Nele, a Federação também apresentou propostas relacionadas às áreas de tributação, infra-estrutura, meio ambiente e pesquisa. Segundo o presidente da FAEP, Ágide Meneguette, a decisão de elaborar propostas para as medidas estruturantes foi motivada por entender que a sustentabilidade do setor agropecuário somente será alcançada por meio de uma política que contemple todos os aspectos.
De acordo com o economista da FAEP, Pedro Loyola, as 67 propostas foram encaminhadas ao governo federal com base nas contribuições dos integrantes das comissões técnicas e dos sindicatos rurais, obtidas por meio de consulta realizada na segunda quinzena de março.