Uma nova oficina, desta vez com os colaboradores internos do SENAR-PR, marcou nova etapa do processo de planejamento estratégico da entidade e foi realizada entre os dias 2 e 4 de abril, no Hotel Lizon, em Curitiba. Também foram apresentados os resultados de uma pesquisa direcionada ao público-alvo do SENAR-PR, realizada durante o mês de março em todo o estado.
Na primeira oficina, que aconteceu entre os dias 10 e 12 de março, clientes e parceiros do SENAR-PR tiveram a oportunidade de avaliar e discutir ações desenvolvidas em campo. A partir das informações coletadas e proposições apresentadas, foi selecionado um grupo de colaboradores internos para, com base no que foi levantado na primeira oficina, definir um plano de ação para os próximos cinco anos. "O objetivo desses dois momentos é a elaboração de um plano estratégico de ação de forma participativa, em que a possibilidade de êxito seja maior, com a finalidade de que o SENAR-PR possa fazer melhor ainda o que está fazendo", explicou o moderador da oficina, Celso Roberto Crocomo.
Os três dias de trabalho se concentraram em sete áreas estratégicas de ação: oportunidades, gestão, marketing, normas e regras, mobilização, educação e instrutoria. As propostas de ação foram formalizadas por equipes menores e submetidas ao grupo todo para revisão e considerações, tendo como meta a satisfação do cliente. "Estamos refinando o que foi proposto na primeira oficina e criando condições para que sejam implementadas", disse Crocomo.
Na avaliação do técnico do SENAR-PR, Néder Maciel Corso, o planejamento nos moldes como vem ocorrendo abre espaço para todos os envolvidos se expressarem. "É interessante o fato de envolver todo o corpo da instituição", comentou. A técnica da FAEP, Elisângeles Baptista, alertou para a importância da continuidade do trabalho. "Acho interessante para a complementaridade das atividades do Sistema FAEP, não só na construção do planejamento, mas na operacionalização das ações. Mas essa é apenas a primeira fase", observou.
Representantes de cada uma das equipes (áreas estratégicas) voltaram a se reunir, na última semana, para fechar a primeira versão do Planejamento Estratégico que será apresentada ao Conselho Administrativo do SENAR-PR, no mês de maio. "Foram levantados vários pontos críticos aos quais o SENAR-PR deve debruçar um olhar especial. É um caminho sem volta", avaliou o coordenador geral responsável pelo Planejamento Estratégico do SENAR-PR, Henrique de Salles Gonçalves.
O secretário-executivo do SENAR Administração Central, Daniel Klüppel Carrara, participou do último dia da oficina e conversou com os participantes sobre as prioridades da instituição. Dividiu o histórico do SENAR em três momentos: a constituição da entidade, a implementação das ações de qualificação e a fase atual, que é a busca pela qualidade. "Não nos interessam números, mas a qualidade no atendimento ao cliente", afirmou.
Pesquisa - Uma pesquisa realizada com produtores e trabalhadores rurais, presidentes de sindicatos rurais, mobilizadores e instrutores que prestam serviço ao SENAR-PR está servindo de subsídio para a definição de ações. Foram 2.277 produtores e trabalhadores rurais entrevistados, além de 81 presidentes de sindicatos rurais, 71 mobilizadores e 150 instrutores. O objetivo foi levantar, junto ao público do SENAR-PR, suas expectativas e satisfação em relação aos programas colocados em prática pela entidade. "É uma oportunidade de conhecer as expectativas dos nossos clientes e também do público rural que ainda não é atendido pelo SENAR-PR e que também está ávido por informação", comentou Élcio Chagas, gerente do Departamento de Aprendizagem Rural do SENAR-PR.